• Home
  • Sala de Imprensa
  • NAR: um oásis de 20 mil metros quadrados dedicado ao esporte de alto rendimento

NAR: um oásis de 20 mil metros quadrados dedicado ao esporte de alto rendimento

Instalado no Centro Esportivo Joerg Bruder em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, está o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR), um verdadeiro oásis do esporte no coração da maior metrópole do Brasil.

Idealizado pelos empresários Abílio Diniz e seu filho João Paulo Diniz e pelo Doutor em Treinamento Esportivo Irineu Loturco, o NAR foi inaugurado em 2011 com os seguintes objetivos: desenvolver novos atletas em diversas modalidades, avaliar e preparar atletas e equipes de alto rendimento para otimização de desempenho, capacitar cientificamente técnicos e preparadores físicos para potencializar os resultados de atletas brasileiros em competições e ser uma referência na pesquisa, avaliação e prescrição de treinamento esportivo.
Com quase cinco anos de atividade, o NAR atende gratuitamente, em média, 1500 atletas de 70 modalidades diferentes ao ano e já se firmou como um dos maiores centros de pesquisa científica e treinamento esportivo do mundo, com cerca de 40 estudos aprovados pelas mais importantes publicações científicas. Toda estrutura do Núcleo é mantida pelo Instituto Península, braço de investimento social da Família Abílio Diniz e pelos patrocínios da Procter & Gamble e da Caixa Econômica Federal, além do apoio da Under Armour.
"Sempre acreditei no potencial do NAR para se tornar referência no treinamento de atletas de alto rendimento e impulsionar o desenvolvimento do esporte brasileiro. O Brasil precisa de oportunidades como o NAR para que os atletas, treinadores e cientistas possam alcançar um trabalho de excelência que leve o País não apenas a conquistar medalhas e vitórias em grandes campeonatos, mas também a caminhar rumo ao progresso, competência e credibilidade no universo esportivo", afirma João Paulo Diniz.
Em 2015 o NAR inaugurou um novo capítulo em sua história. Inicialmente localizado na região do Brooklin, o Núcleo transferiu sua sede para Santo Amaro, numa área muito maior e moderna, com capacidade para atender mais atletas e treinadores. Os 20 mil metros quadrados da nova sede são distribuídos entre uma área externa com campo de futebol/rugby e uma pista de atletismo de alto nível. Já a área interna contém uma academia de musculação com os mais modernos equipamentos, uma raia inclinada de atletismo, octógono, tatame de artes marciais, refeitório, um lounge para descanso dos atletas e um auditório. "O novo Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo marca o início de uma nova história na ciência esportiva brasileira", afirma o Doutor em Treinamento Esportivo Irineu Loturco, Diretor Técnico do NAR.
O NAR já recebeu seleções nacionais e internacionais de modalidades como atletismo olímpico e paralímpico, basquete, handball e judô, além de atletas como Fabiana Murer, Fernando Fernandes, Keila Costa, Alan Fonteles, Yohanson Nascimento, Daniel Dias, Douglas Brose, Ailson Feitosa, Elias Silvério, Antonio Tenório, Lucas Prado, Teresinha Guilhermina, Esquiva e Yamagushi Falcão, Adriana Araújo, Diogo Silva e Fernando Portugal.
Capacitção científica - Seguindo a sua filosofia de capacitar cientificamente treinadores e preparadores físicos para buscar a excelência no esporte, o NAR inaugurou este ano seu curso de Pós-Graduação em Metodologia do Treinamento para o Esporte de Alto Rendimento. Em parceria com o Instituto Singularidades, instituição de ensino superior voltada à formação de professores e especialistas em educação, também mantido pelo Instituto Península, o curso pretende apresentar aos alunos as necessidades e características específicas das modalidades olímpicas e não olímpicas de alto rendimento.
Com 380 horas de duração, a Pós-Graduação tem coordenação do Prof. Dr. Cesar Cavinato Cal Abad e supervisão científica dos Prof. Dr. Irineu Loturco e Prof. Dr. Fábio Yuzo Nakamura, todos da equipe técnica do NAR. As aulas são ministradas no auditório do próprio Núcleo de Alto Rendimento.
Sobre o Instituto Península - Criado em 2010, o Instituto Península é o braço de investimento social da família do empresário Abílio Diniz, focado em causas de esporte e edeucação. Além de apoiar projetos de Instituições sociais parceiras, o Instituto desenvolve três projetos próprios: o Instituto Singularidades - Faculdade de formação de professores, o Instituto Toca - iniciativa de educação infantil, e o NAR-SP - Centro de pesquisa em alto rendimento esportivo.

Para mais informações:

L Signo Comunicação
Luciano Signorini - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (11) 98266-3734
Jeferson Yassuda - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (11) 98160-3223

Núcleo de Alto Rendimento Esportivo
Lucas Parolin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (11) 3702-5284